Arquivo do blog

domingo, 5 de abril de 2015

PARA A REVISTA "THE ECONOMIST"A CORRUPÇÃO NO BRASIL É UM ESPORTE NACIONAL


A sonegação fiscal é um “esporte nacional” no Brasil, segundo reportagem publicada nesta quinta-feira (2) pela revista internacional “The Economist".
 
 
A publicação reflete sobre os escândalos mais recentes de corrupção no país, e ataca o costume de não se pagar impostos no país. “No Brasil, onde o Estado recolhe 36% do PIB em impostos e oferece serviços públicos medíocres como retribuição, fugir de impostos é um esporte nacional”, diz a revista.
Quintas-feiras, por sinal, têm se tornado o dia da semana de ver novas formas de a revista “The Economist” apontar problemas da realidade brasileira – é quando a publicação vai ao ar com novas análises sobre política e economia internacionais.
Depois de ter sido uma grande entusiasta da economia brasileira no final da década passada, nos últimos anos (e especialmente nas últimas semanas) a publicação vem se consolidando como forte crítica do governo Dilma Rousseff (motivada pelo fato de a revista discordar da política econômica do governo).
Recentemente a “Economist” estampou em sua capa regional a ilustração de uma sambista afundando em um atoleiro, em referência ao mau momento da economia brasileira. Antes, havia feito o Cristo Redentor (que havia sido retratado decolando anos mais cedo) voar sem rumo, como se o país tivesse perdido suas oportunidades de desenvolvimento econômico.
O foco agora é a Operação Zelotes da Polícia Federal, que investiga um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos no país, totalizando prejuízo de R$ 6 bilhões aos cofres públicos. “Ao contrário do petrolão, a questão de impostos não envolve políticos do alto escalão”, diz a reportagem. Segundo a revista, por envolver valores mais altos, o novo escândalo pode ofuscar a corrupção na Petrobras.

“O Brasil precisa de cobradores de impostos honestos; o país precisa de impostos mais baixos, também.”




POSTADO POR: Ranieri Botêlho e FOCOPB
FONTE: Polêmica Paraíba